Esperança baseada em supostos
direitos, probabilidades, pressupostos ou promessas.
Pensamento irreflectido do ser
humano, todos nós criamos sobre algo ou alguém.
Existe a expectativa positiva e
negativa, Bernard Loiseau é um dos casos extremos no que diz respeito á
expectativa negativa, pôs fim á sua vida no ano de 2003; quando circulavam uns
rumores de que viria a perder a distinção máxima no guia michelin.
Neste imenso Portugal, a
hotelaria e a restauração vivem provavelmente os melhores anos no que a receita
diz respeito.
Tudo se resume á expectativa, que
os estrangeiros/portugueses criam em torno das nossa gastronomia,do nosso
turismo e da nossa cultura no seu mais amplo sentido.Expectativa alta ou
baixa,interna ou externa, é sempre uma ideia legítima.
Expectativa alta faz-se acompanhar
de pressão,pressão em fazer mais e melhor...ou pelo menos deveria. Internamente temos
cada vez mais e melhores instrumentos a servir a hotelaria e a restauracão no
seu todo.
Temos uma imprensa mais focada
num jornalismo de qualidade, temos projectos, eventos...contrariando o
jornalismo sensacionalista.
Seria irrealista pensar que o
sucesso/insucesso dos eventos; a qualidade ou a falta desta na imprensa seria
possível sem os agentes práticos, entre outros, cozinheiros ou se quiserem um
português mais refinado “chefs”, sim sem “e” de preferência; esta palavra
fatidicamente utilizada para apelidar qualquer indivíduo que saiba ligar um
fogão e colocar água a aquecer. Assediados pelos meios de comunicação, pelo seu
trabalho, em alguns casos consequente mérito, constroem a “esfera”. Em outros
casos gostam de dizer “talento”, essa falácia lúdica incutida ao ser humano desde
a infância; em suma estes agentes de forma inconsciente criam uma expectativa!
Trabalhar de uma forma produtiva
e com qualidade é necessário, mas igualmente importante saber vender esse mesmo
trabalho. Contraproducente será fazer o inverso,pois criar-se-á uma expectativa
que se revelará falsa, por conseguinte trará as repercussões previsíveis.
Existe sempre pelo menos uma ou
outra organização a tentar retirar os seus dividendos, explorando os agentes
mais frágeis que procuram uma promoção instantânea baseada em fundamentos
improcedentes. Este tipo de negócios proliferam,assim o mercado o permite, sendo
considerado moda ou não, irá sempre existir alguém em busca do “american dream”
no mercado nacional; senão vejamos as marcas de vestuário profissional, de
acessórios e claro como não poderia faltar as ditas “branding”.
Haja competitividade, mas nunca
irresponsabilidade na hora de fazer a gestão
mais adequada, sendo que no prazo certo
será necessário reavaliar para não permitir
que ocorra o mesmo que aconteceu com Ìcaro (Mitologia grega).
Como todos os negócios, justamente este é o
seu modus operandi cabe apenas e só
ao agente prático a ociosidade de destrinçar a diferença entre o sensacional e
o empírico.
Fechando o capítulo da
expectativa individual, seria oportuno falar também na expectativa colectiva, aliada
antiga da reputação, criada em torno de um estabelecimento. Conquista-se pelo
trabalho,dedicação e consistência.
Citando Ferran Adrià: “...se uma
pessoa faz milhares de quilómetros para vir ao meu restaurante; as expectativas
só podem ser altíssimas, se não as cumprirmos....”
A ideia global criada em torno deste
restaurante foi de tal maneira impactante que ao mínimo erro seria um desastre.
No entanto, pararam e avançaram para outro nivel, porquê?
Através de uma
introspeccão, concluiram que não poderiam continuar a criar ao mesmo ritmo
durante muito mais tempo,ainda mais importante que isso, não conseguiriam
cumprir da mesma maneira a expectativa criada.
O que se passa dentro de portas é
importante, mas jamais nos próximos anos podemos continuar num estado Ignoramus et ignorabimus ao que se passa
fora.
Criar um gigante com pés de barro
é muito perigoso especialmente nos tempos que correm, mais do que informamo-nos devemos estudar e acima de tudo,
continuarmos seguindo o caminho que achamos mais correcto; sempre com paixão!
Resumindo, o mais importante é cumprir
a expectativa seja ela de âmbito particular ou colectivo, não existe sentimento
mais desagrádavel que expectativas defraudadas... Xeque-mate!