Avançar para o conteúdo principal

#1º Dia CNC 2012

Olá a todos

Antes de criticarem a qualidade dos vídeos adianto que foi sem auxilio de tripé, mas mesmo assim consegui quase 30 minutos de filme, nenhum deles sofreu edição excepto na “marca d´água” e são ambos da minha autoria.

Algumas das fotos foram retiradas do facebook do Sr. Paulo Amado ao qual agradeço desde já o acolhimento e a apresentação ao Sr Virgilio Gomes (http://www.virgiliogomes.com/) um grande senhor da gastronomia portuguesa muito sábio pelo menos foi a ideia que eu tirei da nossa meia hora de conversa.

Não posso deixar de frisar um momento bastante cómico, assim que foram acabando as apresentações o plateia chegava se de imediato para ver os pratos mais de perto numa das ultimas apresentações não me recordo qual exactamente, o Sr Virgilio Gomes apressou-se para fotografar os pratos mas de uma maneira como se de um infiltrado se trata-se e o paulo amado em jeito de exclamação “Eh pah outra vez aqui a malta dos blogs!!!!!” isto escrito obviamente não tem a mesma piada que o momento proporcionou!
O 1º dia de evento como já era esperado correu lindamente, graças á equipa organizadora passo a citar, “Edições do gosto”.
Começamos então por uma primeira apresentação, Carlos Fernandes um jovem dedicado e talentoso, gostei de ver, no ta-se perfeitamente uma cultura gastronómica chamemos assim muito “Martín Berasategui” a muito bom nível.
Logo de seguida Julio Pereira uma apresentação a nível técnico pouco elaborada,mas como o próprio referiu a ideia era mesmo, passar um pouco da cultura de um povo (Angolano) através de um prato e vários produtos que existem por lá, muito bom,aproveitando o que o Chefe Luis Baena   disse “muito inspiradora”.
Mais tarde sobe ao palco João sá com Orlando Esteves , dois pratos com os mesmos produtos mas com duas reinterpretações diferentes, foi uma mistura de um jovem chefe com um chefe da velha guarda, muito interessante a ideia.

Antes do almoço ainda um “show” de cocktails também muito interessante.
Pela parte da tarde temos um Chefe pasteleiro Francisco Gomes e um chefe de cozinha Celestino grave, para mim este foi o momento alto do 1º dia, o desafio era realizar uma sobremesa com vinagre e um prato principal com vinagre também, muito bem conseguido por sinal. 

Ainda antes de acabar ainda houve tempo para uma pequena brincadeira, uns macarrons de vinagre, muito muito bem conseguido, para além de tecnicamente muito bem preparados o sabor a vinagre sentia-se um bocadinho tarde e acabava por ficar na boca de uma maneira muito suave. 

Parabéns ao mentor da ideia!
E por fim uma apresentação do Chefe Bruno Rocha do João lameiras e do chefe Flávio Morganti que surpreendeu tudo e todos com a sua simplicidade e claro com o “ouro liquido”.


Chef Flavio Morganti




A raia 


Bruno rocha (choco guisado com ervilhas do séc XXI)
Outra prespectiva do prato acima








Leitores