Avançar para o conteúdo principal

ALMOÇO DE CARLOS TEIXEIRA E DE NUNO CASTRO - FAVA TONKA


Qual é a coisa qual é ela que tem formato rectangular, meia dúzia de janelas, decorações florais e serve futuro em pratos de cerâmica? Exatamente, o restaurante Fava Tonka, em Leça da Palmeira. 

Há alguns anos que conheço Nuno e Carlos (entrevistado por mim em 2018) e não há quem fique mais entusiasmado do que eu pelo sucesso de ambos. Por isso, não só, mas também, aproveitei este momento para matar saudades. 

A sala está cheia e o ambiente caloroso. Gente bem disposta dentro. Burburinho. Copos cheios. Eis que Nuno entra, ergue a mão e dá as boas vindas a todos. Introduz o convidado. Agradecimentos múltiplos. Vénias, perlimpimpins e aplausos. À minha esquerda está a brigada sorridente, em prontidão. 

Cátia, o general do front office, dá o ok à cozinha e alguém lá ao fundo diz: -" são estes os pratos, vamos, vamos!". Vai começar. Sinto o frio na barriga, como em qualquer início de serviço. Estranho estar deste lado.  

À minha volta, nas mesas igualmente, estão alguns colegas de profissão.Que bom ver a minha geração, ao contrário da anterior, interessada nos trabalhos dos outros. Apoiam e celebram. Celebramos, à mudança! 

O primeiro conjunto é uma alegria gustativa: está tudo na festa, os cogumelos, a pimenta, o picante, o citrino, tudo, até o crocante com a brick! O acto seguinte, o do pão, bem português por sinal, não faltou à chamada e até trouxe o primo de Paris de France, o Brioche. 

Comentário da mesa ao lado:

- Olha que bem que eles ficam juntos! 

Respondo eu: 

-  E agora imagine lá uma broa bem tostadinha e rechonchuda no mesmo plano? ah pois é, também cá está, aqui o mê amigue do alenteje nã brinca!

De frente a frente com a couve-flor, Carlos levou a melhor. Pensou e executou muito bem, no ângulo, sem tocar a barreira. Pontos de cozedura certos, sabores sem picos, tudo bem e equilibrado. Este prato se fosse gente vestia calças de sarja e sapato de vela, com certeza.

O seguinte, de feijão branco e nabo está delicioso, com muita personalidade,  cheio de sabor e as ligações bem pensadas. Com picos de emoção, digo, lágrimas de vinagre de Portugal. Este já não saía à rua sem umas Resina. ( e não, não sou pago pela marca).

O milho, estragão e gema é o prato fiel da balança, talvez o prato que ocuparia os lugares do extinto CDS-PP, ao centro, ou seja, não o critíco, mas também não trocava alianças.

Apesar de serem portugueses, não lhes vejo qualquer receio em apresentar um tortellini, ainda por cima não é que o cozinharam na perfeição? Só faltou aqui uma lâmina de trufa e eu chorava. Sim, um homem também chora. De emoção. Não fosse a realidade um preenchimento contínuo. 

Tudo é subjectivo, mas o sentir é a prespectiva mais pura e honesta, que nunca será passível de qualquer enquadramento filosófico. É sentir e pronto. 

Aqui não se usam guardanapos. Lambem-se os dedos e lava-se a boca com a pré bem desenhada do Carlos (que já conhecia de um almoço que fiz há pouco tempo na Herdade do Esporão). A romã em várias texturas e um Plus: umas Madalenas com aguardente que são literalmente um poema à excelência! 

Acabamos como começamos. Isso é bom. O marmelo doce e quentinho e a taça da coragem (sim, coragem) ao lado com um creme de queijo com sal e o gelado de cravinho.(clap, clap)

Nunca fiz Bungee Jumping, mas sinto que durante a prova desta sobremesa estive lá bem perto e até achava que a corda ia rebentar no fim , mas felizmente, os profissionais são experientes e eu voltei a terra, diferente, mas voltei. São e salvo.

Obrigado Cátia, Nuno, Carlos e respectivas equipas. Que honra!

Nota importante: paguei a conta.

Se quiserem visitar o Fava tonka vejam a morada no fim deste artigo ou escrevam no google "Restaurante Fava Tonka"


A acção!



Tartelete, brassicas e ajo blanco
Rillete de cogumelos à bairrada, fermento e laranja



Brioche e manteiga de cabra


Couve-flor, queijo Serpa e avelá



Nabo, feijão branco e cominhos





Milho, gema e estragão



Abóbora, parmesão e cogumelos




Romã, leite de ovelha e batata doce


Madalenas de aguardente e batata doce





Marmelo, queijo da serra e cravinho









RUA SANTA CATARINA, 86
4450-635, LEÇA DA PALMEIRA

HORÁRIO 
QUINTA A SEGUNDA
12:30-15:00 / 19:30-23:00
(+351) 915 343 494

Comentários

Leitores