Avançar para o conteúdo principal

"Cocina es cocina"

Todas as fotografias aqui apresentadas são propriedade das edições do gosto,excepto a primeira e a terceira de Carlos Fernandes e Dalila e Renato respectivamente que são da autoria de Alexandra Vilar!

Interrompendo o ciclo de agitação que se faz sentir, venho escrever sobre a reunião nacional dos cozinheiros!

Mais uma vez a equipa das edições do gosto não desilude, faz acontecer,entra na mudança,acompanha o ritmo...


Apenas estive presente no dia 7,ultimo dia do congresso.

Pela manha, entrou em cena Carlos Fernandes um dos mais promissores pasteleiros nacionais ver entrevista AQUI

Apenas assisti a uns minutos á dupla “Jour to cook” um projecto interessante de Manel Lino. Carlos Afonso no “back” demonstra estar á altura,não só pelos seus conhecimentos como a sua humildade, concerteza brilhou,brilha e brilhará no futuro!


Segue Renato e Dalila, restaurante nortenho de nome “Ferrugem”, conquistou a plateia pela simpatia e simplicidade. Para mim foi o momento alto do dia, nos trabalhos apresentados, tecnica e conceito, para alem disso explicaram todos os passos, todas as tecnicas até ao produto final, uma apresentação excelente, aprendi, ao contrário das dezenas de apresentações que ja vi e me limitando-me a admirar o produto final e a exclamar “ok, está giro!”


Antes do almoço, ainda viajamos pelo oriente, uma apresentação cuidada, coerente e bem executada tecnicamente.


Ao almoço o Chefe Nuno Diniz preparou um cozido co 89 ingredientes, com pena, não compareci,aproveitei para conhecer o que se cozinhava nas redondezas.

Como todos os congressistas já tinham almoçado nada melhor que começar a tarde com as sobremesas do chefe Francisco Gomes, um dos profissionais de pastelaria mais respeitados a nivel nacional, convidou tambem Eduardo Santini dos famosos gelados Santini a simbiose perfeita para uma bela apresentação mais uma vez o chefe Francisco Gomes com a sua energia contagiante conquista tudo e todos!

Chefe João Rodrigues presenteia a plateia com produtos da nossa costa.


Com tudo isto a sede faz-se sentir nada melhor que regressar ao espaço dos patrocinadores para provar as novidades do mercado!

Masterchef conhecido pelo publico, chefe Miguel Vieira regressa a Portugal para mostrar um pouco do trabalho que desenvolve na Hungria no seu restaurante “Costes”, influencia notória francesa.


Para fechar o dia em beleza, entra o bom rock em cena e chefe Leonel Pereira com parte da sua equipa, 8 cozinheiros trabalharam em sintonia, apresentou 14 pratos  do menu de degustação que se serve no restaurante S.Gabriel em ritmo acelerado pois o tempo o urge e o rock marcava o compasso, espirito de equipa, unidade,humildade e alguns conselhos á mistura! Sem duvida esta foi a apresentação “rebelde” que Carlos Fernandes tanto queria!


Rever amigos, fazer novos por uma boa causa, a cozinha!


Chefe Leonel Pereira citou Ferran “cocina es cocina” encerra um ciclo e outro começa! Parece simples, mas nem sempre praticado, basta cozinhar....só cozinhar o resto pouco interessa! 

Leitores