Avançar para o conteúdo principal

IDANA SPASSINI

Chefe Idana
Conhecida e respeitada pelo público brasileiro, por entre gravações para programas de televisão e muito trabalho na vinícola Salton, conseguiu um espaço na sua agenda para responder a uma pequena entrevista, tal como Ligia Santos, Ferran Adria,Carlos Neves e Carlos Fernandes o fizeram no passado para este simples blog ,a humildade é a diferença entre as estrelas e as Estrelas!







 Conte-nos um pouco do seu percurso.
Sempre gostei de cozinha,mas não achava que isso fosse me levar a escolher esta profissão.Me formei em Moda, e logo após,surgiu um curso de Alta Gastronomia na minha cidade,resolvi fazer e neste momento descobri que não poderia fazer outra coisa que não fosse trabalhar em cozinha. Minha avó paterna e meu pai cozinhavam muito bem,por isso digo que o meu gosto pela cozinha vem desde cedo,pois me lembro muito bem os temperos e as receitas que ambos faziam e me deixavam maravilhada!
Trabalho em cozinha ha 14anos,já tive meu próprio restaurante mas hoje em dia sou Chef na Vinícola Salton em Tuiuty,interior de Bento Gonçalves,serra gaúcha.Também presto serviço de consultoria e faço eventos.
Vinícola Salton

Vinícola Salton

 O que a levou a construir carreira na cozinha?
Primeiramente o gosto pela gastronomia,pela arte de elaborar um prato com aromas,cores,sabores e texturas.O que mais me deixa feliz é ver a reação das pessoas ao provarem uma receita minha!

Quais os profissionais que mais admira no brasil?e no mundo?

No Brasil,gosto muito do trabalho do Chef Alex Atala ,Ana Luiza Trajano e Helena Rizzo ,utilizam ingredientes  brasileiros,mantendo o sabor dos mesmos.No mundo,sou fã e sempre serei de Paul Bocuse.

 O que acha do trabalho de Alex Atala?
Acho ótimo o que ele vem fazendo,levando a gastronomia brasileira para os grandes centros e enaltecendo nossos ingredientes.Uma refeição no restaurante dele é uma experiência fantástica!Tudo é pensado nos mínimos detalhes.

Utiliza a internet como ferramenta de trabalho?
Sim,hoje em dia é difícil não usar tal ferramenta,está tudo a um click. 

No brasil tem havido um "boom" de blogs de gastronomia...o que acha disso?
 Bom,primeiro acho que existem blogs de culinária e existem blogs conceituados de gastronomia.Acho importante ver esta diferença e acho que blogs de gastronomia não envolvem somente receitas,mas também devem mostrar técnicas,ingredientes,entrevistas,
Acho que deve haver propriedade no escrever sobre gastronomia.

Já visitou portugal?
Ainda não,mas é um projeto a curto prazo.Quero muito conhecer Portugal ,sua cultura e gastronomia.

Conhece a gastronomia portuguesa?
conheço pois já estudei a respeito,como disse acima,ainda não conheço Portugal,mas acho a cozinha portuguesa deliciosa e muito bem preparada,com o sabor do mediterrâneo!

Como é vista pelos brasileiros?
 Os brasileiros voltam de sua viagem a Portugal encantados com o queijo Serra da Estrela,com os doces ,o bacalhau! Acho que os doces com ovos,pastel de Nata e o bacalhau com suas inúmeras receitas incluindo a Gomes de Sá que muito os brasileiro reproduzem por aqui...me parecem ser os pratos portugueses mais conhecidos pelos brasileiros.


Existe algum elo de ligacao entre a portuguesa e a basileira?
Com certeza !Os portugueses deixaram uma grande herança para nossa cozinha.Uma boa e saborosa prova disso ,são os doces de Pelotas,na região sul do nosso país,onde nitidamente se nota a colonização portuguesa em todos os detalhes.

Chefe Idana


Acha que o Brasil tem acompanhado a novas tendências e procurado evoluir tecnicamente /conceptualmente?

No meu ponto de vista sim,pois até alguns anos atrás a gastronomia brasileira não era conhecida mundialmente !Hoje nossos ingredientes já estão presente em cozinhas consagradas.E procuramos nos atualizar sempre com novas técnicas e conhecendo,valorizando e disseminando nossos ingredientes pelo mundo ,o que eu acho bem importante.

Chefe Idana programa Canal 20 Brasil


Como define a formação de cozinha no brasil?
 já existem bons cursos de formação na área,mas não adianta ter o curso e não ter a prática que se adquire com muito trabalho,comprometimento e persistência.  

Existe a ideia que "ser cozinheiro é cool"?
Sim com certeza!Essa idéia existe,que ser cozinheiro é cool e é puro glamour ,o que é  um pensamento muito primário.Só estando no mundo da Gastronomia,no dia a dia das cozinhas é que se vê que não é nada glamouroso o nosso trabalho.

Que conselho deixa para os mais novos?

Estudem,conheçam a profissão,não a vejam somente pelo lado bom,cool! Precisam ter em mente que trabalhamos com tempo,pressão,pessoas,alquimia,cansaço ao extremo devido ao calor das cozinhas,stress mental,são muitas horas de trabalho em pé.E talvez o mais importante antes de ecolher esta profissão:lembrem que vocês estarão trabalhando ,enquanto seus amigos se divertem e seus clientes também!

Que produto é para si indispensável?

Pimentas!todos as variedades !Eu sou fanática!
Ferramenta essencial na sua cozinha?
Criatividade!

 Projectos para o futuro.
Ter uma cozinha-escola,gosto muito de passar o que sei,o que aprendi até hoje.

Leitores